O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) está expandindo a sua atuação com a abertura de um núcleo na cidade de Manaus (AM), o IPT Amazônia.
O IPT já tem unidades nas cidades de São Paulo, Franca e São José dos Campos.
Essa iniciativa é para que o Instituto expanda suas atividades pelo país, com o objetivo de desenvolver novas oportunidades de negócio.
De acordo com Caio José Perecin, coordenador técnico de projetos do IPT , Manaus é uma cidade que possui um ecossitema vibrante de empresas de diversos setores, instituições de pesquisa e universidades, ou seja, é um ótimo ambiente para o IPT oferecer seus serviços e criar parceiros na região.
A filial se propõe a prospectar projetos em todas as áreas de competência do IPT, sendo elas Bioeconomia; Desenvolvimento Regional; Indústria e Capacitação de Pessoas.
De início, a equipe será de pesquisadores para o desenvolvimento dos primeiros projetos; porém, com o crescimento da filial, será necessário fortalecer uma equipe administrativa local.
Além disso, o Instituto está criando uma rede de parceiros na região para propor soluções para o desenvolvimento da Amazônia em conjunto com instituições que têm experiência nos desafios locais.
Além disso, em parceria com a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o IPT irá realizar a gestão do novo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), uma área de 12 mil metros quadrados com laboratórios equipados para o desenvolvimento de projetos relacionados à bioeconomia.
A unidade do IPT em Manaus está localizada no Impact Hub Manaus, um espaço composto por empresas e novos negócios de impacto.
Texto: da redação, com informações do IPT.
Fotos: divulgação.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.