A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) comemorou os 20 anos do Madrigal Amazonas, onde a Orquestra Sinfônica da UEA, juntamente com o Madrigal, apresentou a “Missa de Coroação em Dó Maior KV 317”, de Mozart. A solenidade aconteceu na terça-feira (25/7), na Paróquia de São Sebastião. A regência do espetáculo foi do maestro e Prof. Dr. Adroaldo Cauduro.
Logo após o espetáculo foi lançado o livro “Missa da coroação de Mozart (KV 317): referenciais interpretativos à construção de sua performance”, dos autores Adroaldo Cauduro e Eduardo Augusto Ostergren, da Editora UEA.
O autores afirmam que o livro é resultado da tese de doutorado do Prof. Dr. Adroaldo. Com uma linguagem tranquila e fácil, qualquer um, mesmo que não saiba música, vai ter acesso aos aspectos históricos da época em que Mozart compôs a música.
Com isso, o livro tem como objetivo trazer referenciais interpretativos que podem auxiliar regentes, músicos e cantores na elaboração de suas performances da Missa da Coroação.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, explicou que o objetivo da UEA é mostrar para a sociedade amazonense que é possivel desenvolver políticas públicas de qualidade.
Já o Prof. Dr. Adroaldo Cauduro destacou que a trajetória artística do Madrigal Amazonas “é exitosa, rica, eclética e sempre contou com a participação da comunidade nos espetáculos temáticos”.
Madrigal Amazonas
O Madrigal Amazonas foi criado em 2003, como um projeto de extensão da UEA.
Atualmente, o grupo possui, aproximadamente, 30 pessoas, sendo elas acadêmicos do curso de Música e de outros cursos da universidade e também membros da comunidade externa interessados em adquirir ou aprimorar conhecimentos no canto coral.
tem como objetivo trazer referenciais interpretativos que podem auxiliar regentes, músicos e cantores na elaboração de suas performances da Missa da Coroação.
Link para download do livro: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
Texto: da redação com informações da UEA.
Fotos: divulgação.