A equipe do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) desenvolveram uma calculadora on-line que permite estimar o consumo da água para uma pessoa ou para todos os indivíduos que moram em um mesmo local.
Além de estimar o consumo, o aplicativo verifica quanto de água poderia ser poupada se fossem utilizados equipamentos economizadores, e o usuário ainda poderá ter noção de quanto de água consumida em uma casa poderia ser substituída por água da chuva.

O uso da calculadora pode ser feito em computadores e celulares, e o usuário não precisa ter conhecimentos técnicos específicos. O diferencial da ferramenta desenvolvida é sua composição em três módulos que permitem não só a estimativa de consumo, como també
m a simulação de economia de água com o uso de tecnologias economizadoras.
Consumo nos diferentes cômodos
A calculadora foi desenvolvida como parte do trabalho
de capacitação em ferramentas digitais pelos pesquisadores Zanella e Wolney Castilho Alves da Seção de Planejamento Territorial, Recursos Hídricos, Saneamento e Florestas do IPT.
Segundo Zanella, os maiores consumos de água nas residências do Brasil têm origem nos banheiros por conta dos banhos diários.

Segundo uma pesquisa divulgada em 2021 pela Procter & Gamble (P&G), multinacional do setor de limpeza e cuidados pessoais, o brasileiro toma, em média, 8,5 banhos por semana, dois a mais do que os norte-americanos. Outra coisa que aumenta o consumo é o uso de duchas nos banheiros.
Além disso, o pesquisador do IPT destaca que, em edificações nas quais os sistemas de descarga são mais antigos, é possível encontrar dispositivos que gastam até 15 litros de água para uma descarga de bacia sanitária.
Agora, indo para a lavanderia, outro equipamento que chama a atenção é a máquina de lavar roupa: as lavadoras com abertura frontal exigem menos água para um ciclo de lavagem do que as lavadoras com abertura superior.

A ideia da calculadora não é a precisão nos resultados, mas servir como uma ferramenta de auxílio na educação ambiental que tire os usuários do modo automático de uso de água e chame a atenção para como a água é utilizada, evitando o desperdício desncessário de água.
Objetivo da calculadora
O objetivo do programa é fomentar o uso eficiente da água para promover a educação ambiental, cada vez mais necessária em épocas de variações históricas nos regimes de chuva.
A calculadora pode ser acessada aqui. O pesquisador destaca que os valores obtidos são uma referência média: o consumo pode variar bastante de acordo com os hábitos de uso, a pressão da água, o tipo de equipamento e a abertura das torneiras.
Texto: da redação, com informações do IPT.
Fotos: divulgação.

