O curso de “Arqueologias e Cidadanias”, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), está com as inscrições abertas.
Em parceria com o Setor Educativo do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP) e com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Tefé (SEMEEC), o curso será sediado no Instituto Mamirauá, em Tefé, nos dias 06, 13, 20 e 27 de outubro e 03 de novembro.
Todas as aulas são voltadas para os professores atuantes em escolas indígenas da rede básica de ensino, em especial os da região do Médio Solimões.
Divisão do curso
O curso terá quatro modalidades, com aulas práticas e teóricas; palestras; e elaboração de projetos educativos em arqueologia.
O objetivo é contribuir na formação de docentes que atuam ou atuarão na educação regional, com um foco em apresentar e discutir a arqueologia da região amazônica explorando sua interface com a educação.
Nayara Ribeiro, pedagoga que já fez o curso que aconteceu em julho de 2023, afirma que o curso contribui para abrir um espaço onde é possível pensar em novos meios de fortalecer a cultura e educação dos povos originários.
Já o pedagogo Ricardo Meza, compartilha que teve a oportunidade de fazer o curso ofertado pelo Instituto Mamirauá e que as aulas foram essenciais para a escola, especialmente para os professores de geografia e história que participaram desse projeto.
Ainda, segundo o pedagogo, umas das metodologias utilizadas na escola foram as aulas expositivas dialogadas, estudo de caso, trabalhos de pesquisas, vídeos, sala de aula invertida, debate, seminários, aula de campo e excursão ao Instituto Mamirauá.
Inscrições
Para participar do curso é necessário acessar a ficha de inscrição para ter acesso a mais informações sobre o curso. A ficha ficará disponível até dia 11 de setembro.
Texto: da redação, com informações do Instituto Mamirauá.
Fotos: divulgação.