O projeto Pessoas com deficiência, território e políticas públicas estará realizando nessa sexta-feira (18/08), das 13h30 às 17h30, o 1º encontro do Fórum Interfavelas.
O encontro terá como foco principal as vivências da dificiência em territórios socioambientalmente vulnerabilizados, ou seja, ocorrerão debates sobre a interseccionalidades entre as deficiências e as questões de raça, gênero e favela.
O projeto acontece nos territórios das comunidades Bernadino Fonseca, em Niterói; Jardim Catarina, São Gonçalo; Bacia do Éden, em São João de Meriti; e Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, RJ.
Segundo a coordenação do projeto, a iniciativa se deu pelo reconhecimento de que as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiências são maiores dependendo de onde moram, da sua raça, cor de pele, etnia e gênero.
De acordo com Laís Silveira Costa, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e coordenadora do projeto, a deficiência é produto social.
Dessa forma, a deficiência acaba sendo uma o encontro de dois corpos com determinadas funcionalidades com uma série de barreiras à participação em nossa sociedade. Quando se mora em favela, as barreiras são muito maiores, pois existe a falta de acessibilidade à tais pessoas.
Gabriel Simões é membro da coordenação colegiada da Cooperação Social da Fiocruz e também coordenador do projeto.
O coordenador destaca que o Fórum é uma oportunidade de troca de experiências e contrução de conhecimentos compatilhados, ou seja, compartilhar as boas práticas locais e promover o intercâmbio de conhecimento e de experências.
Sobre o Fórum
O Fórum é voltado para pessoas e movimentos sociais de favelas e periferias, pesquisadores, trabalhadores e gestores de áreas sociais.
O encontro será híbrido para possibilitar a participação de pessoas que não possam estar presencialmente, incluindo aquelas que possuem desafios de locomoção.
Por isso, o Fórum Interfavelas acontecerá na sala 410 da Ensp/Fiocruz, no Campus Manguinhos e poderá ser acompanhado no canal da Ensp/Fiocruz no Youtube.
Para mais informações do cronograma do evento, entre no site da Fiocruz.
Texto: da redação, com informações da Fiocruz.
Fotos: divulgação.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.