O Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) apresentou, nos dias 19 e 20 de agosto, o espetáculo de teatro “Homens de Papel”, baseado no texto do dramaturgo paulista Plínio Marcos, um dos principais nomeas da arte teatral brasileira. O evento foi aberto ao público e aconteceu na sede do Cestb/UEA.
O espetáculo é resultado do projeto de extensão da UEA e contou com apoio de estudantes e egressos da universidade, além dos estudantes da rede municipal e estadual de ensino.
A direção teatral foi do Prof. Me. Arthur Ribeiro, docente do curso de Letras da UEA. O professor explica que a iniciativa é uma continuidade da agitação cultural que vem marcando o Cestb e o município.
De acordo com o professor o espetáculo se colocou como parte da busca pela garantia do direito humano de acesso à cultura e a arte. Ao permitir a participação em atividades artísticas, tanto dos estudantes que ora compõem o espetáculo quanto do público da platéia, se proporcionou uma experiência rica em construção de sentidos, aprendizado estético e sociabilidade a um grande número de indivíduos.
Espetáculo
O texto “Homens de Papel” foi escrito por Plínio Marcos em 1968. Esse texto tem como ideia a situação de catadores de papel, trabalhadores precários e marginais que são explorados, enganados e humilhados pelo comprador de papel. A peça pretendeu trazer e apontar como esse grupo de indivíduos relegados são desfavorecidos no sistema capitalista.
Além disso, a peça trouxe temas como a manipulação da miséria, ilusão de sucesso através do trabalho, entre outros temas sociais.
Interação com público
Após as apresentações, no dia 24 de agosto, a equipe do projeto ministrará, também no Cestb/UEA, o minicurso intitulado “Plínio Marcos e a peça Homens de papel”, aberto a toda comunidade do centro de Tabatinga.
O minicurso será de 14h às 16h e os participantes receberão certificados. O minicurso apresentará a vida de Plínio Marcos juntamente com uma análise da peça através de conceitos literários e da psicanálise.
Ficha técnica de apresentação da peça
Dramaturgia: Plínio Marcos (1935-1999)
Direção: Arthur Ribeiro
Elenco: Arthur Ribeiro, Eliann Jean, Genilson Batalha, Lucas Gomes, Patrícia Marques, Paulo Ipuchima, Rapozo, Shelda Jean, Valéria Soares, Waleska Dávila, Wyrna Dávila.
Técnicos de luz: Joel Sangama, Sabá.
Patrocínio: Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex-UEA)/ Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Eventos (Padev).
Texto: da redação.
Fotos: divulgação.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.