O Governo do Amazonas, através da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), promoveu na Escola Estadual de Tempo Integral Gonçalves Dias, localizada na Avenida Dom Pedro I, s/n, bairro Dom Pedro uma ação educativa em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Fumo”.
Com a proposta de desenhos e redação sobre os malefícios do cigarro, os alunos foram premiados de acordo com aqueles que foram destaques dentro do assunto proposto.
O Dia Nacional do Fumo é celebrado no dia 29 de agosto e foi criado com a intenção de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
Gerson Mourão, diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), destaca a importância da prevenção e ações educativas para combater a dependência do tabagismo em âmbito nacional e local, principalmente dentro das escolas, onde, ele afirmar, ser a base de toda educação relacionada à saúde.
Para a diretora da escola, Patrícia Repolho, a campanha e o concurso de desenho e redação tiveram um retorno positivo dos estudantes. Ela destacou que muitos convivem com familiares que fumam e foram alertados dos riscos durante a realização das atividades.
Derek Slater, aluno do 5º ano, destacou algumas lições que aprendeu e disse que vai alertar alguns familiares que tem o hábito do fumo.
Essa campanha é coordenada nacionalmente pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde.
Em 2023, o tema da campanha é “Sabores e aromas em produtos derivados de tabaco: estratégia para tornar a população dependente de nicotina”. A temática discute o marketing utilizado pela indústria do tabaco para atrair crianças, adolescentes e jovens a consumir seus produtos.
Aqui no Estado, a SES-AM realiza a campanha por meio da coordenação estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que faz parte do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da FCecon.
Texto: da redação, com informações do FCecon.
Fotos: divulgação.