Um projeto desenvolvido no Centro de Apoio Educacional Específico (Caesp), da Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, no bairro Adrianópolis, com apoio do Governo do Amazonas através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas ( Fapeam), criou a primeira sala de produção de material pedagógico estruturado.
Intitulado “Sala de Produção de Material Pedagógico Estruturado”, esse projeto é fruto de uma pesquisa realizada via Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb/Fapeam).
Coordenado pela professora e mestra em Educação, Regina Oliveira Tiradentes, a iniciativa surgiu da necessidade de construir recursos didáticos e pedagógicos que apoiassem professores e escolas na inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais.
A sala tem o objetivo de enriquecer o processo de inclusão escolar, com mecanismos didáticos alternativos, ampliando as possibilidades de aprendizagem dos alunos com transtornos e deficiências.
Suporte didático
A sala dispõe de suporte didático metodológico com material didático pedagógico estruturado, subsidiando o trabalho docente dos professores que atuam na inclusão de alunos com deficiência intelectual e transtornos da educação básica.
Além disso, a iniciativa também visa auxiliar o docente na compreensão e na aplicabilidade de práticas metodológicas inclusivas.
A coordenadora do projeto finaliza afirmando que nessa sala, os profissionais têm a oportunidade de desenvolverem várias atividades para trabalhar os diversos aspectos do currículo escolar, além de receber orientação pedagógica especializada, visando o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
Texto: da redação, com informações da Fapeam.
Fotos: Érico Xavier/ Decon Fapeam; divulgação.