sexta-feira, julho 26, 2024
HomeAcessibilidadeGoverno do AM apoia projeto de sala de aula para ensino inclusivo

Governo do AM apoia projeto de sala de aula para ensino inclusivo

Publicado em

Artigo Relacionado

Eleição 2024: David Almeida tem 29,8% Amom Mandel 25,2% e Roberto Cidade 12,8%, a 76 dias da eleição, diz Pontual

O Instituto Pontual Pesquisas divulga nesta segunda-feira, 22, a pesquisa para a disputa da...

Um projeto desenvolvido no Centro de Apoio Educacional Específico (Caesp), da Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, no bairro Adrianópolis, com apoio do Governo do Amazonas através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas ( Fapeam), criou a primeira sala de produção de material pedagógico estruturado.

Intitulado “Sala de Produção de Material Pedagógico Estruturado”, esse projeto é fruto de uma pesquisa realizada via Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb/Fapeam).

Coordenado pela professora e mestra em Educação, Regina Oliveira Tiradentes, a iniciativa surgiu da necessidade de construir recursos didáticos e pedagógicos que apoiassem  professores e escolas na inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais.

A sala tem o objetivo de enriquecer o processo de inclusão escolar, com mecanismos didáticos alternativos, ampliando as possibilidades de aprendizagem dos alunos com transtornos e deficiências.

 

Suporte didático

A sala dispõe de suporte didático metodológico com material didático pedagógico estruturado, subsidiando o trabalho docente dos professores que atuam na inclusão de alunos com deficiência intelectual e transtornos da educação básica.

Além disso, a iniciativa também visa auxiliar o docente na compreensão e na aplicabilidade de práticas metodológicas inclusivas.

A coordenadora do projeto finaliza afirmando que nessa sala, os profissionais têm a oportunidade de desenvolverem várias atividades para trabalhar os diversos aspectos do currículo escolar, além de receber orientação pedagógica especializada, visando o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

 

Texto: da redação, com informações da Fapeam. 

Fotos: Érico Xavier/ Decon Fapeam; divulgação. 

 

Últimos Artigos

Fiocruz Amazônia realiza encontro para discutir direitos à saúde para mulheres migrantes

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realiza até a próxima sexta-feira, 26/07,...

Quadrilhas de Duelo: Tradição e inovação manauara no Festival Folclórico do Amazonas

A arena Centro Cultural dos Povos da Amazônia, onde está sendo realizado o 66º...

Evento, realizado na UEA, debate sobre a nova economia e o Polo Industrial de Manaus

O curso de Ciências Econômicas e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da...

Eleição 2024: David Almeida tem 29,8% Amom Mandel 25,2% e Roberto Cidade 12,8%, a 76 dias da eleição, diz Pontual

O Instituto Pontual Pesquisas divulga nesta segunda-feira, 22, a pesquisa para a disputa da...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Fiocruz Amazônia realiza encontro para discutir direitos à saúde para mulheres migrantes

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realiza até a próxima sexta-feira, 26/07,...

Quadrilhas de Duelo: Tradição e inovação manauara no Festival Folclórico do Amazonas

A arena Centro Cultural dos Povos da Amazônia, onde está sendo realizado o 66º...

Evento, realizado na UEA, debate sobre a nova economia e o Polo Industrial de Manaus

O curso de Ciências Econômicas e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da...