Neste domingo, dia 01/10, o Governo do Amazonas realizou no Largo São Sebastião a abertura do Movimento Mundial Outubro Rosa 2023.

Essa campanha tem o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Movimento tem parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM), Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Instituto Mama Vida.
Para complementar e entrar no clima do Outubro Rosa, o Teatro Amazonas ficou iluminado na cor rosa.

Com isso, a vice-presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), Kathelen Braz, representando o Governo do Estado, destacou o apoio do Fundo de Promoção na causa, principalmente, do câncer de mama.

Campanha
Esse ano o tema da campanha é “Com mais empatia, somos mais vida”, temática escolhida nacionalmente pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), ONG que organiza o Outubro Rosa no Brasil.
Espetáculo
Durante a abertura da campanha, o Teatro Amazonas recebeu a exibição do espetáculo “O Toque que Muda”, pela terceira vez.
Feito de mulheres para mulheres, o espetáculo é um marco ao unir elencos completamente femininos dos Corpos Artísticos do Governo do Estado, também regidos por mulheres.
No espetáculo, a Amazonas Filarmônica se apresentou sob a regência da maestrina Elena Koynova; a maestrina Dhijana Nobre foi a regente do Coral do Amazonas; e Natália Sakouro regeu o Madrigal no Hall do Teatro Amazonas.
Texto: da redação, com informações do FCecon.
Fotos: Antônio Lima/Secom.





