Por conta dos desafios ambientais enfrentados recentemente na região Amazônica, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou o aplicativo do sistema de monitoramento nomeado “Selva”.

Com o objetivo de fornecer dados para gestores públicos sobre os acontecimentos com a floresta, como queimadas, que se tornaram uma preocupação constante na Amazônia, o Selva é uma plataforma on-line que mede, em tempo real, queimadas e a qualidade do ar, dando a localização e a intensidade dessas queimadas.
O sistema é desenvolvido pela UEA, por meio do Programa de Educação Ambiental sobre Poluição do Ar (EducAIR), com o apoio do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea) e da Fundação Cuomo.
O responsável pelo desenvolvimento da plataforma, prof. dr. Rodrigo Souza, explicou que o aplicativo proporciona informações tanto para a população quanto para o governo.

Além disso, o Selva ajuda a combater crimes ambientais, fornecendo evidências técnicas para responsabilização.

O promotor de justiça Francisco de Assis, representante do Ministério Público do Estado do Amazonas, destacou a participação do MP nessa iniciativa da UEA.
“Temos realizado a destinação de algumas sanções e acordos judiciais e extrajudiciais para poder fornecer contribuições a serem utilizadas no projeto. A intenção é expandir essa rede, inclusive nas comarcas do interior, onde o Ministério Público possui sedes próprias e condições de instalação”.
O aplicativo já está disponível para download em dispositivos Android, por meio da Play Store.
Texto: da redação, com informações da UEA.
Fotos: divulgação.

