TPela primeira vez na cidade de Manaus acontecerá o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI).
O SBAI é o principal evento científico em automação inteligente da América Latina.
Esse ano, já presencialmente, o evento ocorrerá do dia 15 a 18 de outubro no Studio 5 Centro de Convenções.
Tema do evento
Esse ano como tema serão às tecnologias e conceitos associados à indústria moderna agrupados na denominada Indústria 4.0.
O tema proposto vai ao encontro de conceitos importantes para a indústria moderna, e se adequam ao atual momento vivenciado pela indústria brasileira, principalmente em relação ao Polo Industrial de Manaus (PIM), que possui interesse na aplicação dessas tecnologias para a solução técnica de problemas reais.
A estimativa para esse ano é de 700 pessoas, entre pesquisadores, profissionais da indústria e discentes em nível de graduação e pós-graduação.
Apoio
A atividade faz parte das conferências organizadas pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA), uma instituição membro da International Federation of Automatic Control (IFAC), que tem o objetivo de aproximar pesquisadores, professores, profissionais da indústria e estudantes que tenham interesse na área de automação e controle de sistemas dinâmicos.
A edição deste ano será organizada pelas três instituições de ensino superior públicas do Amazonas: Ufam, Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), além do Institute of Industrial Automation and Software Engineering (IAS) e a University of Stuttgart, no auxílio da organização.
Além disso, conta com o apoio do Governo do Amazonas através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.
SBAI
O SBAI é um evento bianual, considerado oportunidade única para pesquisadores e profissionais brasileiros e internacionais apresentarem os resultados mais recentes de suas pesquisas, e discutirem temas atuais e inovadores na área de automação inteligente.
Para mais informações sobre o simpósio e inscrição acesse aqui.
Texto: da redação, com informações da Fapeam.
Fotos: acervo do coordenador do evento, Vicente Ferreira de Lucena Júnior