Nessa última semana, a fumaça voltou a encobrir a cidade de Manaus. De acordo com os dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e pela Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a fumaça tem origem dos municípios da capital amazonense.
De acordo com os dados, nos últimos dias foram registrados 504 focos de queimadas, sendo que o município de Autazes registrou 105, o que representa 20,8% do total registrado no Amazonas.
Além disso, no municípios de Careiro, Careiro da Várzea, Itacoatiara e Manacapuru também foram encontrados focos de queimadas, registrados respectivamente, 50 focos, 26 focos, 24 focos e 18 focos.
Nesse mesmo período, em Manaus, foram registrados três focos de queimadas, todos na zona rural, sendo dois nas proximidades da BR-174, e o terceiro foi registrado nas proximidades da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no rio Amazonas.
Com isso, de 1º a 10 de outubro, a Semmas recebeu 14 denúncias de queimadas dentro a área urbana de Manaus. A secretaria passou todos os registros para os órgãos de Segurança Pública do Estado com o objetivo de identificar os autores.
O Portal Pontual reforça que para denúncias de queimadas, a população pode contribuir entrando em contato pelo WhatsApp (92) 98842-2161 ou no e-mail: defis.semmas@gmail.com.
Texto: da redação, com informações da Prefeitura de Manaus.
Fotos: divulgação.