A segunda edição do Inova Itacoatiara, apoiada pelo Governo do Amazonas, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), está promovendo a popularização da cultura do empreendedorismo na cidade de Itacoatiara, interior do Amazonas.
O evento ocorrerá no dias 24 a 27 de outubro, no Centro de Convenções de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e também no Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (Cetam).
O Inova Itacoatiara contará com a apresença de representantes do ecossistema nacional, estadual, regional e local, representados por universidades, empresas, governo e sociedade civil, além de órgãos do poder público que irão trazer informações e apresentação de experiências executadas em benefício da inovação no Estado.
De acordo com Deolina Ferreira, coordenadora do evento e pesquisadora da UEA, o Inova Itacoatiara visa, além da apresentação dos caminhos do empreendedorismo inovador, a discussão sobre a inovação, de acordo com as necessidades da localidade.
Todas as atividades do evento serão gratuitas e as incrições podem ser feitas através do site www.inovaitacoatiara.com.
Vale ressaltar que na entrada é solicitada uma garrafa de água mineral de no mínimo 1L, com a intenção de doar para a população que tem enfrentado dificuldades de acesso a água potável relacionadas a seca no estado.
Programação do evento
Dentre as atividades, estão programadas palestras, mentorias, para startups, hackathon, oficinas, exposições, exibição de filmes, debate com mulheres empreendedoras e submissão de relatos de experiências.
Além disso, também serão apresentadas informações sobre ações importantes da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). E para estimular ideias da população local, especialmente ações de pequenos empreendedores, será apresentada a Incubadora de Itacoatiara (IN-UEA).
Será a primeira edição para submissão de relatos de experiências inovadoras das instituições de ensino, pesquisa, extensão, públicas e privadas do município, com premiação para os três melhores relatos a serem escolhidos por comitê experiente.
Ainda, a proposta envolverá escolas públicas e privadas, de nível fundamental e médio, para que a difusão da ciência inovadora possa ser propagada desde a base e faça valer toda a intenção de transformar a cultura.
Por fim, a pesquisadora acrescenta ainda que a troca de experiências e o contato com instituições especializadas são passos para a renovação no campo do empreendedorismo, pois com acesso à informação, torna-se mais fácil compreender o gerenciamento de recursos naturais e transformar as atividades em algo lucrativo e sustentável.
Para informações sobre a programação do evento, você pode acessar o link: Programação.
Texto: da redação, com informações da Fapeam e da Inova Itacoatiara.
Fotos: divulgação.