O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) encerrou a programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT-2023), levando as atividades do Projeto Ciência Pop-ILMD/Fiocruz Amazônia: popularizando a ciência em saúde por meio de ferramentas digitais, na Escola Estadual Presidente Figueiredo.
Durante o evento, participaram das atividades alunos do Ensino Fundamentel 2 e Ensino Médio, além dos professores da escola.
Com isso, a programação do evento contou com várias Mostras de Vídeos como, “Ciência e Saúde na Amazônia”, “Ciência Pop” e “Inova POP”.
Além disso, o evento pôde contar com as rodas de conversa sobre os temas “Vacinas”, com a Doutora em Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Kessia Caroline Alves, e “Utilização de Modelos Animais na Ciência”, com o Mestre em Biotecnologia, Caio Coutinho de Souza.
Na roda de conversa sobre vacinas, os estudantes puderam conferir como os imunizantes funcionam e a importância para a saúde da sociedade em geral. Já na palestra, foram abordados os diferentes tipos de vacinas disponíveis e a importância da atualização da caderneta de vacinação tanto para o indivíduo quanto para comunidade.
Na palestra sobre ‘Modelos Animais na Ciência’, foram apresentados aspectos históricos, da prática, o estado atual e as perspectivas futuras da utilização de animais na Ciência, e como os modelos têm sido essenciais para os avanços científicos.
Para o gestor da Escola Estadual Presidente Figueiredo, Ronald Oliveira, as atividades desenvolvidas pela Fiocruz Amazônia foram de grande importância para os alunos.
“É fato que o nosso País é carente de atividades que despertem a aptidão científica nos estudantes. Receber a Fiocruz Amazônia na nossa escola é uma honra e uma oportunidade e tanto para os alunos terem contato com essas temáticas através das exposições e palestras”.
As atividades ocorreram ao longo do dia, na última sexta-feira, 20/10, e foi um sucesso para todos que participaram.
Texto: da redação, com informações da Fiocruz AM.
Fotos: Ascom Fiocruz Amazônia.