Hoje, 25/10, está acontecendo o evento “Desigualdades, Vacinas e Pandemias”, realizado na sede do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em Manaus, reunindo especialistas para discutir o sistema vacinal brasileiro.
Nessa oportunidade, a Fiocruz Amazônia e a Oxfam Brasil lançam uma Nota Técnica sobre a produção de vacinas no país.
Com isso, representantes de movimentos sociais, comunidades tradicionais e indígenas, universidades e o Ministério da Saúde debatem o sistema vacinal brasileiro e a situação do Brasil em relação à produção de vacinas, assim como a preparação do país caso tenha uma nova pandemia.
Para comentar e complementar os debates, o evento esta recebendo pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e um representante da Coordenação de Povos Indígenas de Manaus e Entornos (COPIME), instituição que tem como missão fortalecer a luta dos povos originários (grupo prioritário em campanhas de vacinação).
O coordenador de Justiça Social e Econômica da Oxfam Brasil, Jefferson Nascimento, discutirá a importância da ampliação do investimento em vacinas não apenas para combater a crise atual, mas também para o futuro do país.
“O sistema de saúde precisa se preparar para eventos futuros que vão pressionar a demanda por cuidado, tal como o envelhecimento da população e as mudanças climáticas”.
Informações do evento
Tema: Seminário Desigualdades, Vacinas e Pandemias.
Dia e hora: 25 de outubro de 2023, das 9 às 18 horas.
Local: Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Salão Canoas – Rua Terezina, 476, Adrianópolis, Manaus / AM.
Realização: Oxfam Brasil e ILMD/Fiocruz Amazônia.
Texto: da redação com informações da Fiocruz AM.
Fotos: divulgação.