O Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA) criou o projeto de extensão “Ubuntu Literário: leitura, literatura e memória” com o objetivo de levar a literatura aos internos da Unidade Prisional de Tabatinga.
O projeto surgiu em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do egresso do Cestb/UEA Thiago Gomes, hoje subcoordenador do Ubuntu. O objetivo inicial do trabalho de conclusão foi o programa de Remição pela Leitura da comarca de Tabatinga.
O programa de remição, que é o perdão oneroso em forma de trabalho ou estudos, foi iniciado em 2021 e prevê que o preso tenha acesso à leitura diminuindo sua pena a cada livro lido. Ao analisar as dificuldades encontradas, especialmente, em questões do universo literário, surgiu a ideia do projeto de extensão que propõe mediar o processo de leitura dos internos, auxiliando-os nas etapas necessárias para a redução da pena.
Os encontros propostos pelo projeto são quinzenais. Neles são feitas rodas de leitura e de escrita livre, com previsão de alcançar mais de 50 internos até agosto de 2024.
O projeto “Ubuntu Literário” foi um dos contemplados pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão Universitária (Padex) conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).
Além disso, possui parceria direta com a Defensoria Pública do Município de Tabatinga, por meio do defensor público Murilo Breda; com o Juiz da Execução Penal da Comarca de Tabatinga, Edson Rosas Neto; o diretor da Unidade Prisional de Tabatinga, Daniel da Silva Barbosa; e com a Secretaria de Educação Municipal.
Texto: da redação, com informações da UEA.
Fotos:divulgação.