Na segunda-feira, dia 6/11, iniciou a oficina “Troca de Saberes entre Parteiras Tradicionais e Profissionais da Saúde” promovida pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio do Laboratório de Pesquisa em História e Ciências da Saúde na Amazônia (Lahpsa).
O evento aconteceu de 6 a 9/11, na sede da Fiocruz Amazônia, reunindo representantes da Associação das Parteiras Tradicionais do Amazonas Algodão Roxo e profissionais dos sistemas de saúde municipais e estadual. A oficina foi um desdobramento dos projetos “Fortalecimento das Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas” e “Inserção das Parteiras Tradicionais na Atenção à Saúde da Mulher Gestante na Atenção Básica em Áreas Ribeirinhas do Estado do Amazonas”, desenvolvidos pela Lahpsa, com a finalidade de valorizar as práticas tradicionais e populares das parteiras através da pesquisa e da formação para o fortalecimento da Rede de Saúde da Mulher no Estado do Amazonas.
As atividades da pesquisa envolveram a realização de oficinas de troca de saberes com parteiras, gestores e profissionais de saúde por meio da metodologia da educação permanente e popular em saúde, valorizando o conhecimento popular e tradicional.
Além disso, na terça-feira, aconteceu o lançamento do Guia das Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas, que reúne informações referentes aos procedimentos, direitos e ações das parteiras, com linguagem acessível e o olhar das parteiras sobre conceitos ligados ao corpo da mulher, da gestação ao pós-parto, entre outros aspectos.
A publicação foi resultado do trabalho de uma equipe multiprofissional, composta por pesquisadores do ILMD/Fiocruz Amazônia, alunos de pós-graduação, profissionais de saúde com especialização em atenção à saúde da mulher e as parteiras.
Isabelle Garantizado para Portal Pontual.
Fotos: divulgação.