Mais um evento, apoiado pelo Governo do Amazonas através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), vem para popularizar a ciência.
A 2° edição do “Conexões Educativas no Médio e Alto Solimões” tem o objetivo de popularizar a ciência aos alunos das escolas do interior do estado, em celebração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Segundo Ayan Fleischmann, coordenador do evento e pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), quatro pesquisas farão parte dos trabalhos, as quais formarão um almanaque de histórias em quadrinhos (HQ), abordando diferentes temas, por exemplo os mistérios dos louva-a-deus na Amazônia, aves das várzeas amazônicas no Médio Solimões, e a Amazônia das grandes cidades.
A distribuição desses materiais é feita por meio de oficinas em cidades e comunidades do interior do estado, preferencialmente em escolas rurais, onde os alunos são divididos em quatro grupos, para que cada um possa trabalhar uma história em quadrinho diferente.
O coordenador do evento ressalta que a divulgação de materiais educativos envolverá o formato impresso da revista com HQs, o digital, além da realização de audiodescrição das HQs visando a inclusão de pessoas com deficiência visual ou baixa visão.
As atividades começaram no dia 13/11 (segunda-feira) e vão até dia 16/11 (quinta-feira), nos municípios de Tefé e Uarini.
Texto: Isabelle Garantizado para Portal Pontual, com informações da Fapeam.
Fotos: divulgação.