Na sexta- feira passada, 17/11, foi realizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) a Exposição Ilustrações Botânicas de Espécies Amazônicas.
A exposição contou com ilustrações da fauna amazônica produzidas pelo servidor do Inpa, Felipe França.
O trabalho de ilustração começou na juventude e após o concurso do Inpa, Felipe passou a atuar como ilustrador botânico do Instituto, assim, trabalhando nessa área há mais de 40 anos.
Atualmente, o ilustrador tem mais de 500 trabalhos em seu portfólio. As ilustrações botânicas científicas feitas por Felipe estão presentes em teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos científicos, espalhados pelo Brasil e pelo mundo, como a França e Inglaterra.
Felipe afirma que tem orgulho do seu trabalho no Instituto e destaca como o Inpa é importante na divulgação do trabalho.
Em tempos passados, quando não existiam câmeras fotográficas nos trabalhos de campo, França era o responsável por desenhar as espécies botânicas encontradas em pesquisas.
Até hoje, Felipe usa o método tradicional de desenho, algumas obras levam mais de 30 dias para ficarem prontas.
“O Inpa em si defende as árvores [Fauna da Amazônia] e eu venho guardando esses registros para a população ver o que já foi encontrado”, ressalta o ilustrador.
Isabelle Garantizado para Portal Pontual, com informações do Inpa.
Fotos: divulgação.