O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) iniciou 2024 com a realização do curso intitulado “Aplicação de Modelos Latentes Bayesianos para desfechos em saúde de baixa prevalência na população”,organizado pelo Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia (LEGEPI), em colaboração com o Professor e Pesquisador Erick A. Chacón Montalván, da “King Abdullah University of Science and Technology” (Kaust) e da “Universidad Nacional de Ingeniería” (UNI), sediadas na Arábia Saudita e Peru, respectivamente.
O curso contou com o apoio do Proep-Labs do ILMD/Fiocruz Amazônia (2023-2025) e aconteceu entre os dias 08 e 09/01, ministrado por Erick A. Chacón Montalván, doutor em Estatística e Epidemiologia pela Lancaster University (Inglaterra). O evento teve como objetivo proporcionar aos membros do Legepi e colaboradores externos, interessados na temática, uma oportunidade para ampliar o leque de ferramentas matemáticas e estatísticas com aplicação em problemas que fazem parte do cotidiano de estudantes e pesquisadores que atuam em saúde coletiva.
O chefe do LEGEPI, o epidemiologista Jesem Orellana, destacou a importância dessas iniciativas, pois além de estarem alinhadas aos objetivos do laboratório e de oportunizarem qualificação profissional avançada, buscam resolver problemas práticos como é o caso de estimações de problemas de saúde com baixa ocorrência em amostras ou populações de tamanho reduzido, em geral, com proporções amostrais inferiores a 5%.
Ainda, o curso proporcionou uma discussão de problemas práticos em crianças amazônicas menores de 5 anos, o da ocorrência simultânea de desnutrição crônica (também conhecido como nanismo ou stunting) e excesso de peso (também conhecido como sobrepeso/obesidade ou overweight/obesity), problemas conhecidos como dupla carga de má nutrição no nível individual (double-burden of malnutrition).
Além de pesquisadores do LEGEPI – Jesem Orellana, Antônio Alcirley e Fernanda Fonseca – participaram integralmente do curso o bolsista do Legepi Alexandre da Silva Neto, bem como as colaboradoras e epidemiologistas Laísa Moreira e Francine Santos, da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), respectivamente.
Isabelle Garantizado para Portal Pontual.
Fotos: Ascom Fiocruz AM.