A festa da política cultural que remete à 3ª Conferência Estadual da Cultura acontece, entre os dias 21 e 23 de janeiro, no Centro de Convenções Vasco Vasques. Promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a conferência, além de ampliar o debate com a sociedade sobre o conceito de cultura como política, também reserva espaço para manifestações artísticas e o incremento da economia.
Com acesso gratuito para o público, o encontro terá stands com comercialização de produtos, gastronomia, espaço destinado às crianças e shows musicais nos três dias de evento.
A programação artística e de entretenimento segue paralela às reuniões dos grupos de trabalho, restritas aos participantes inscritos no Portal da Cultura.
Já o espaço aberto ao público traz expositores da economia criativa em 12 stands de diferentes segmentos, do artesanato à gastronomia, das 9h às 18h.
O público infantil também pode participar do encontro. A área kids, coordenada pela Central de Arte e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, será disponibilizada com atividades lúdicas e recreação aos pequenos participantes, que podem ser credenciados no local, em funcionamento, das 9h às 17h.
O programa Mania de Ler, também promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, está inserido na programação com a oferta de um acervo de mais de 1.200 livros da biblioteca volante. Obras clássicas, regionais e de autores amazonenses são encontradas no programa de incentivo à leitura do público infantil e infanto-juvenil.
Ainda no espaço de livre acesso ao público, acontecem os shows musicais, das 18h às 21h. Vão passar pelo palco, artistas e músicos locais, a partir de domingo (21/01), quando se apresentam Amy Gregory e Armando de Paula.
Na segunda (22/01) é a vez de Lucinha Cabral e Paulo Brito e, na última noite de conferência, o grupo Kaboclos.
“A conferência é a festa da política cultural, onde todos são bem-vindos. É muito importante a participação dos fazedores de cultura, dos artistas e representantes dos municípios e da sociedade civil, que entra como observador, mas tem à disposição uma praça de alimentação, shows musicais e produtos de empreendedores locais, fomentando a economia, gerada pela cultura”, pontua o secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, KK Bonates.
A 3ª Conferência Estadual de Cultura é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o apoio do Conselho Estadual de Cultura, Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ministério da Cultura e Governo Federal.
O encontro reunirá a classe artística, fazedores de cultura, sociedade civil e mais de 150 delegados eleitos e homologados no interior do estado e na capital. No Portal da Cultura está disponível a programação completa do encontro.
Isabelle Garantizado para Portal Pontual, com informações da Acessoria de Comunicação e Imprensa da Secretaria de Estado e Cultura e Economia Criativa.
Fotos: Mania de Ler (Secretaria de Cultura e Economia Criativa) / Centro de Convenções Vasco Vasques (Amazonatur).