quarta-feira, fevereiro 28, 2024
HomeAmazonasFiocruz AM realiza evento visando reunir contribuições para discussão sobre Saúde e...

Fiocruz AM realiza evento visando reunir contribuições para discussão sobre Saúde e Ambiente na COP-30

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

Egressa da UEA conquista residência no hospital Sírio- Libanês

A egressa do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Amanda...

Pesquisadores da Fiocruz Amazônia estiveram reunidos, durante dois dias, 18 e 19/01, na sede da instituição, para participar da primeira oficina de delineamento de ações estratégicas voltadas a contribuir com as discussões sobre Saúde e Ambiente para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que acontecerá em 2025, na cidade de Belém (PA) e para eventos preparatórios que antecedem a conferência.

O propósito da oficina foi o de estruturar um conjunto de ações para a promoção de territórios saudáveis nas comunidades amazônicas, além de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) local e expandir a atuação da Fiocruz na Amazônia Legal. A oficina “Fiocruz Amazônia Rumo à COP-30”, foi dividida em quatro eixos temáticos: Vigilância em Saúde, Biotecnologia, Valorização do Conhecimento Tradicional e Desenvolvimento com Comunidades ou Grupos Vulnerabilizados e Gestão dos Serviços de Saúde, onde os pesquisadores participantes puderam tecer suas contribuições, a partir das atividades já desenvolvidas em laboratórios e grupos de pesquisa.

A diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, destaca a importância do protagonismo amazônico nesse processo de discussão e o papel da Fiocruz Amazônia em termos de pesquisas e estudos na área da saúde.

“O tema Saúde é prioritário e estamos alinhados com essa pauta, razão pela qual esperamos poder contribuir com o Grupo de Trabalho criado pelo Ministério da Saúde para a formulação de um documento sobre a Amazônia, estabelecendo um programa alinhado com as nossas propostas”, explicou.

“Um dos eixos importantes da COP-30 será a relação saúde e ambiente, o que pode ser feito e como melhor contribuir para esse processo. Convidamos todos os pesquisadores para, numa dinâmica, discutir essa temática a partir das principais linhas de ação que o instituto tem. O resultado será sistematizado e vai subsidiar a estruturação de plano de fortalecimento de projetos estratégicos e captação de parcerias e recursos para o que se entender como prioritário em termos de ações futuras, este ano e no próximo”, pontua a vice-diretora de Pesquisa e Inovação do ILMD/Fiocruz Amazônia, Michele Rocha El Kadri.

Já a escolha dos eixos temáticos foi feita a partir das atividades desenvolvidas no ILMD/Fiocruz Amazônia. A Vigilância em Saúde, na abordagem integrada saúde humana, ambiental e animal, compreende ações de monitoramento de doenças na população, monitoramento do ambiente para identificar potenciais ameaças à saúde humana (presença de vetores de doenças, qualidade da água, desmatamento e mudanças climáticas), monitoramento de zoonoses (doenças em animais) que podem representar risco para a saúde humana, engajamento ativo das comunidades na vigilância em saúde, integração de dados e sistemas de informação geográfica.

No eixo de Biotecnologia, a produção de fitofármacos ou outros medicamentos a partir de fontes naturais da Amazônia, aprimoramento ou desenvolvimento de novos testes diagnósticos eficientes para doenças prevalentes na região, desenvolvimento de vacinas para agentes patogênicos encontrados na região, Engenharia Genética para criar organismos resistentes a doenças desenvolvimento de terapias imunomoduladoras para controle de doenças ou sintomas, plataformas de testes rápidos e portáteis para diagnóstico de infecções, identificação e validação de biomarcadores, monitoramento epidemiológico como genotipagem e sequenciamento genético de agentes patogênicos.

No eixo Desenvolvimento Comunitário, ações voltadas para valorização de conhecimentos e práticas das comunidades amazônicas ou outros grupos vulnerabilizados na promoção de territórios saudáveis, incluindo-se ai ações voltadas à preparação das comunidades para compreensão e atuação em emergências sanitárias e climáticas, desenvolvimento comunitário, educação popular em saúde, medicina indígena, entre outros. No eixo Gestão dos Serviços de Saúde, a abordagem é em tono do apoio à gestão municipal, estadual e federal no uso de recursos, com planejamento, gestão de custo, monitoramento e avaliação dos programas, políticas e serviços de saúde, avaliação econômica, uso de tecnologias de comunicação aplicadas à saúde, qualificação dos profissionais e gestores, entre outros.

Da redação para Portal Pontual, com informações da Fiocruz AM.

Fotos: Acervo da ascom Fiocruz.

Últimos Artigos

Egressa da UEA conquista residência no hospital Sírio- Libanês

A egressa do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Amanda...

Capoeiristas se reúnem para promover e definir o Plano de Salvaguarda de Capoeira no estado

A construção do plano de salvaguarda da capoeira no Amazonas é a proposta do...

Google anuncia abertura de centro de engenharia no Brasil

O Google, o Governo de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT),...

Ibama e UEA alinham acordo para desenvolvimento de projetos

Em reunião realizada no último dia 16 de fevereiro, a Universidade do Estado do...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Egressa da UEA conquista residência no hospital Sírio- Libanês

A egressa do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Amanda...

Capoeiristas se reúnem para promover e definir o Plano de Salvaguarda de Capoeira no estado

A construção do plano de salvaguarda da capoeira no Amazonas é a proposta do...

Google anuncia abertura de centro de engenharia no Brasil

O Google, o Governo de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT),...