Com expectativa de início das atividades em 2026, o novo Centro de Engenharia do Google será o espaço de profissionais dedicados ao desenvolvimento de produtos de diversas áreas estratégicas, como privacidade e segurança. Eles farão parte de equipes focadas em criar soluções que ofereçam maior proteção para usuários de produtos como Gmail, Busca e produtos baseados em Inteligência Artificial (IA).
O espaço será multidisciplinar e também será composto de profissionais dos mais diversos setores da Engenharia do Google. Os profissionais trabalharão em estreita colaboração com o Centro de Engenharia de Belo Horizonte, primeiro escritório do Google na América Latina.
“Há quase 125 anos o IPT busca, com base em sua missão, criar e aplicar soluções tecnológicas para aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida da sociedade. Ao longo desta história, a criação do programa IPT Open se traduz em uma iniciativa que abre o campus do IPT para instituições instalarem seus centros de inovação envolvendo startups, empresas públicas e privadas, universidades, pesquisadores e órgãos de governo no mesmo ambiente”, afirmou Liedi Bernucci, diretora-presidente do IPT.
“É dentro deste ecossistema que a Google chega para a instalação do seu centro, trazendo a visão de criar um futuro mais inteligente, no qual a tecnologia melhore a vida das pessoas. A presença da Google no programa oferece uma série de benefícios, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e oportunidades futuras em nossa sociedade.”
O Centro de Engenharia do Google será sediado no prédio 1, um dos principais prédios do complexo e construído em 1940, criando espaços integrados com a comunidade. O investimento na futura casa na capital paulista faz parte de mais uma etapa do plano de expansão da operação da engenharia do Google no país, anunciado em 2022. Esse será o segundo escritório de engenharia da empresa no Brasil e na América Latina.
Desde 2006, a companhia já conta com uma sede em Belo Horizonte, onde desenvolve soluções utilizadas no mundo inteiro, principalmente para produtos da Busca e tecnologias anti-abuso.
“A vinda da Google para o campus do IPT, por meio do programa IPT Open, demonstra a nova fase de desenvolvimento do ecossistema de inovação de São Paulo, que busca alcançar mercados locais e globais, por meio de ações que apoiam não apenas o desenvolvimento tecnológico, mas a capacitação de recursos humanos, o apoio à startups e a geração de negócios”, completou Claudia Caparelli, diretora de Novos Negócios, Inovação e do IPT Open.
Da redação para Portal Pontual, com informações do IPT.
Imagens: divulgação.