terça-feira, abril 23, 2024
HomeBrasilGoogle anuncia abertura de centro de engenharia no Brasil

Google anuncia abertura de centro de engenharia no Brasil

Publicado em

Artigo Relacionado

Ibama institui plano de atuação para emergência nuclear

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou, no...

O Google, o Governo de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, anunciaram a assinatura do contrato de parceria da empresa de tecnologia com o Instituto.

O anúncio oficializa a instalação do novo Centro de Engenharia do Google em São Paulo, no campus do IPT. A iniciativa faz parte do IPT Open, que visa promover e fortalecer o ecossistema de inovação reunindo atores dos setores privado, governo, pesquisadores, academia e startups.

Com expectativa de início das atividades em 2026, o novo Centro de Engenharia do Google será o espaço de profissionais dedicados ao desenvolvimento de produtos de diversas áreas estratégicas, como privacidade e segurança. Eles farão parte de equipes focadas em criar soluções que ofereçam maior proteção para usuários de produtos como Gmail, Busca e produtos baseados em Inteligência Artificial (IA).

O espaço será multidisciplinar e também será composto de profissionais dos mais diversos setores da Engenharia do Google. Os profissionais trabalharão em estreita colaboração com o Centro de Engenharia de Belo Horizonte, primeiro escritório do Google na América Latina.

“Há quase 125 anos o IPT busca, com base em sua missão, criar e aplicar soluções tecnológicas para aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida da sociedade. Ao longo desta história, a criação do programa IPT Open se traduz em uma iniciativa que abre o campus do IPT para instituições instalarem seus centros de inovação envolvendo startups, empresas públicas e privadas, universidades, pesquisadores e órgãos de governo no mesmo ambiente”, afirmou Liedi Bernucci, diretora-presidente do IPT.

“É dentro deste ecossistema que a Google chega para a instalação do seu centro, trazendo a visão de criar um futuro mais inteligente, no qual a tecnologia melhore a vida das pessoas. A presença da Google no programa oferece uma série de benefícios, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e oportunidades futuras em nossa sociedade.”

O Centro de Engenharia do Google será sediado no prédio 1, um dos principais prédios do complexo e construído em 1940, criando espaços integrados com a comunidade. O investimento na futura casa na capital paulista faz parte de mais uma etapa do plano de expansão da operação da engenharia do Google no país, anunciado em 2022. Esse será o segundo escritório de engenharia da empresa no Brasil e na América Latina.

Desde 2006, a companhia já conta com uma sede em Belo Horizonte, onde desenvolve soluções utilizadas no mundo inteiro, principalmente para produtos da Busca e tecnologias anti-abuso.

“A vinda da Google para o campus do IPT, por meio do programa IPT Open, demonstra a nova fase de desenvolvimento do ecossistema de inovação de São Paulo, que busca alcançar mercados locais e globais, por meio de ações que apoiam não apenas o desenvolvimento tecnológico, mas a capacitação de recursos humanos, o apoio à startups e a geração de negócios”, completou Claudia Caparelli, diretora de Novos Negócios, Inovação e do IPT Open.

 

Da redação para Portal Pontual, com informações do IPT. 

Imagens: divulgação. 

 

Últimos Artigos

Inpa realiza campanha focada na prevenção da Síndrome de Burnout

O Programa de Qualidade de Vida do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI)...

Ibama realiza ações educativas em escolas municipais

A equipe de Educação Ambiental do Ibama Amazonas realizou, na semana passada, ações educativas...

Hemoam recebe visita de equipe do Ministério da Saúde

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) recebeu ontem, quinta-feira (18),...

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Inpa realiza campanha focada na prevenção da Síndrome de Burnout

O Programa de Qualidade de Vida do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI)...

Ibama realiza ações educativas em escolas municipais

A equipe de Educação Ambiental do Ibama Amazonas realizou, na semana passada, ações educativas...

Hemoam recebe visita de equipe do Ministério da Saúde

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) recebeu ontem, quinta-feira (18),...