Em Manaus, um projeto desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Ciência na Escola (PCE), analisou a percepção dos estudantes sobre a influência do aumento dos gases do efeito estufa e sua contribuição para o aquecimento global.
O estudo foi realizado com estudantes do Ensino Médio, da Escola Estadual Márcio Nery, e coordenado pela professora da disciplina de Biologia Diana Nunes de Oliveira, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
A pesquisa intitulada “Desmatamento e gases poluentes: riscos ambientais para os ecossistemas amazônicos”, buscou não só analisar, mas também, chamar a atenção dos alunos para a importância da preservação e conservação da região.
Doutoranda em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Diana destaca que os alunos bolsistas do PCE participaram de todos os processos da pesquisa desde a aplicação do questionário teste (com os demais estudantes), na tabulação dos dados, como na elaboração das cartas do jogo de dominó científico pedagógico, produto gerado a partir do projeto.
Durante a pesquisa, feita com 46 alunos, cerca de 73,91% responderam saber que o aquecimento global está relacionado com a elevação da temperatura. Enquanto, 26,09% afirmaram que não sabem do que se trata, o que demonstra a necessidade de continuar as ações sobre a temática ambiental, especificamente sobre o papel desse aluno na conservação ambiental.
Os bolsistas do projeto também participaram de excursão no Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde puderam observar a importância dos estudos científicos e a necessidade da conservação da região para a manutenção de várias espécies de seres vivos.
Jogos
Para facilitar a compreensão dos conteúdos estudados, os alunos produziram um jogo de dominó científico. Elaborado com 12 peças que possuem informações complementares para formar conexões entre os conceitos abordados em sala de aula. O jogo é uma ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes sobre as questões ambientais relacionadas ao efeito estufa e aquecimento global.
Todo o estudo foi publicado no periódico da Revista JRG de Estudos Acadêmicos, disponível aqui.
Da redação para Portal Pontual, com informações da Fapeam.
Fotos: Acervo da coordenadora da pesquisa, Diana Nunes de Oliveira.