Resgatar a prática da feira de ciências na escola como ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Ciências foi objetivo de um projeto desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), realizado com estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral Maria de Lourdes Rodrigues Arruda, no bairro Alvorada.
Nomeado como “Feira de Ciências: aprendendo através da prática”, o projeto coordenado pela professora de Ciências, Carla Carol Pinto Ayres, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, buscou levar para a comunidade escolar as atividades desenvolvidas dentro da sala de aula abordando-as de forma prática e experimental, associando a teoria à prática.
Entre os temas debatidos na Feira, está o fenômeno do vulcanismo e as reações químicas. Os experimentos foram escolhidos com base nos conteúdos abordados e apresentados pelos alunos, desde o objetivo, passo a passo e resultados esperados. Além disso, também foi trabalhada a questão do uso de fácil acesso e baixo custo, além de materiais recicláveis.
Segundo a professora, através das avaliações em sala de aula, foi possível observar uma melhora significativa nos estudantes em relação às dificuldades que tinham em assimilar os conteúdos. Além disso, outro fato importante foi a evolução na dicção dos alunos e postura no momento das apresentações.
Além disso, ela afirma que o projeto ultrapassou as portas de sala de aula. Para ela, foi possível despertar nos alunos o gosto pela ciência.
Da redação para Portal Pontual, com informações da Fapeam.
Fotos: : Carla Carol Pinto Ayres/ Acervo da Pesquisadora.