quinta-feira, junho 20, 2024
HomeAmazonasAgendão Cultural está repleto de eventos nos espaços mantidos pelo Governo do...

Agendão Cultural está repleto de eventos nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas

Publicado em

Artigo Relacionado

Inpa compõe Rede Amazônica de instituições científicas para desenvolver bioeconomia na região

Oito institutos científicos da Pan-Amazônia do Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador unem esforços...

O agendão cultural deste fim de semana (17 a 19/05) oferece uma programação repleta de novidades nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A agenda inclui concertos e espetáculos no Teatro Amazonas, o universo cultural da 22º Semana Nacional dos Museus, desfiles de moda do Poranga Fashion, além de exposição com enfoque na saúde mental.

Nesta sexta (17/05), às 20h, o Teatro Amazonas, casa de espetáculos centenária, recebe a Temporada dos Corpos Artísticos com a Orquestra de Câmara do Amazonas e Madrigal do Amazonas, executando o concerto “Belcanto”. Sob regência de Marcelo de Jesus e preparação vocal de Natália Sakouro, o repertório com duração de uma hora, conta uma variedade de composições vocais que faz uma imersão em canções barrocas, italianas, melodias líricas e óperas clássicas. A classificação é de 10 anos. A entrada é 1kg de alimento não perecível, que será doado às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

No sábado e domingo (18 e 19/05), às 20h e 19h, respectivamente, a Focus Cia de Dança apresenta o espetáculo “Still Reich”. Sob a direção de Alex Neoral, a performance reúne três peças coreográficas inspiradas na música do compositor contemporâneo americano Steve Reich com as obras “Pathways”, “Trilhas” e “Keta”. Entrada gratuita e classificação livre.

Teatro da Instalação

No sábado (18/05), a partir das 19h, o palco do Teatro da Instalação será ocupado pelas bandas Um Trevo & Conduta Zero 92. Com um repertório que promete envolver o público, o evento terá duas horas de duração. A classificação é livre, tornando o show acessível a todas as idades.

E no domingo, (19/05), também às 19h, o Ateliê 23 apresenta a estreia do espetáculo “Helena” no Teatro da Instalação. Sob a direção de Taciano Soares, a peça promete emocionar e cativar o público com uma narrativa envolvente. Com duração prevista de uma hora e quinze minutos, a classificação indicativa é de 16 anos, garantindo uma experiência adequada ao conteúdo apresentado.

Os ingressos para ambos os eventos estão disponíveis no site www.shopingressos.com.br.

Centro Cultural Palácio da Justiça

O centro cultural Palácio da Justiça recebe a exposição “Memórias da Loucura”, organizada pela Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental e Luta Antimanicomial do Amazonas (Fasma). Com curadoria de Turenko Beça, a exposição abre no sábado (18/05), das 14h às 18h, e fica em exibição até 18 de agosto. A mostra traz uma programação diversificada, incluindo rodas de conversa sobre saúde mental e luta antimanicomial, exibição de 48 obras e do vídeo “Memória da Loucura”, além de rodas de conversas com profissionais da saúde e ativistas sociais. Entrada gratuita.

Cineteatro Guarany

Neste sábado (18/05), às 18h30, o Cineteatro Guarany apresenta o longa-metragem de Silvino Santos “Amazonas, o maior rio do mundo”. O documentário mostra a riqueza da flora e fauna, e o cotidiano e ritos das populações indígenas nas regiões percorridas pela navegação do Rio Amazonas, o maior do mundo. Uma ótima oportunidade de assistir a essa grande obra que, após quase 100 anos considerada perdida, foi encontrada. A programação é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Cinemateca Brasileira. Entrada gratuita.

Museu do Seringal Vila Paraíso

Encerrando a 22° Semana Nacional de Museus, o Museu do Seringal Vila Paraíso promove neste sábado (18/05) sua primeira farinhada, a partir das 9h. O evento inclui uma encenação teatral que recria o período do ciclo da borracha e o relato de “Seu Jaime”, ex-seringueiro, compartilhando suas experiências com o público. Os ingressos para visitação custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O embarque para o museu é feito na Marina do Davi, com custo de passagem de ida e volta.

Palacete Provincial

Também inserido na semana temática de museus, o Palacete Provincial recebe nesta sexta-feira (17/05), a partir das 14h, a palestra “Brasil Eco Fashion”, ministrada por Rafael Morais. Serão abordados os resultados de ações, projetos e parcerias em prol da sustentabilidade no mercado da moda.

No sábado, a partir das 17h, a estilista Sioduhi comanda a palestra “O impacto cultural, social e a sustentabilidade na moda”. O encerramento contará com o desfile “Amazon Poranga”, em uma noite repleta de moda autoral amazonense.

A programação completa da 22º Semana dos Museus está disponível no @culturadoam.

Endereços:
• Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião – Centro);
• Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;
• Centro Cultural Palácio da Justiça – Avenida Eduardo Ribeiro, Centro;
• Cineteatro Guarany – Villa Ninita, Avenida Sete de Setembro, no centro (em anexo ao Palácio Rio Negro);
• Museu do Seringal – Igarapé São João – Afluente do Igarapé do Tarumã – Mirim;
• Palacete Provincial (Pinacoteca do Amazonas) – Praça Heliodoro Balbi, Centro.

 

Da redação.

Foto: Marcely Gomes e Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Últimos Artigos

Inpa compõe Rede Amazônica de instituições científicas para desenvolver bioeconomia na região

Oito institutos científicos da Pan-Amazônia do Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador unem esforços...

Estudo da FVS-RCP aborda sobre a tendência da Leishmaniose Tegumentar

Integrando as ações de pesquisa em vigilância em saúde no Amazonas, a Fundação de...

Estudo estima a efetividade do método Wolbachia no Brasil

Em maio de 2024, o Brasil bateu um recorde negativo. Foram 5 milhões de...

Galeria do largo recebe exposição ‘Portrait, entre o real e o abstrato’, nesta quarta

O Centro de Artes Visuais Galeria do Largo apresenta nesta quarta-feira (12/06), a partir...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Inpa compõe Rede Amazônica de instituições científicas para desenvolver bioeconomia na região

Oito institutos científicos da Pan-Amazônia do Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador unem esforços...

Estudo da FVS-RCP aborda sobre a tendência da Leishmaniose Tegumentar

Integrando as ações de pesquisa em vigilância em saúde no Amazonas, a Fundação de...

Estudo estima a efetividade do método Wolbachia no Brasil

Em maio de 2024, o Brasil bateu um recorde negativo. Foram 5 milhões de...