O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), juntamente com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), renovaram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a continuidade da atuação das Brigadas Federais ( BRIFs) em Terras Indígenas (TIs).
Esse novo acordo tem validade de 10 anos e reafirma a parceria entre as duas instituições, iniciada em 2013.
A cerimônia contou com a presença do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e da presitende da Funai, Joenia Wapichana, além de outras entidades ambientalistas.
O Acordo permite a formação e a contratação de brigadistas, majoritariamente indígenas, para atuar na prevenção e no combate a incêndios florestais nas TIs. Vinculadas ao Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, existem atualmente 57 Brigadas Federais em Terras Indígenas.
Essas Brigadas utilizam técnicas de prevenção, como a queima prescrita, e combatem incêndios de diversas intensidades. A presença significativa de brigadistas indígenas, que representam mais de 50% da equipe do Prevfogo, facilita o diálogo com as lideranças locais e assegura o respeito às tradições e culturas das comunidades.
Além de contratar os brigadistas, o Ibama fornece equipamentos de proteção individual (EPIs) e treinamentos necessários. O programa BRIFs também promove atividades de recuperação ambiental, como o plantio de mudas nativas em matas ciliares e nascentes, por meio da implementação de viveiros pelos brigadistas.
Da redação para Portal Pontual, com informações do Ibama.
Foto: Thais Umbelino / Ascom- Ibama.