A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), atualizou hoje, 18/09, o boletim epidemiológico da Mpox no Amazonas.
No novo boletim é informado o aumento de casos, sendo 7 confirmados no estado. Enquanto isso, 32 casos foram descartados e 7 estão em observação, com suspeita de Mpox. Vale ressaltar que não há registros de óbitos pela doença.
Mpox
A mpox é uma doença causada pelo mpox vírus (MPXV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato compessoas infectadas; materiais contaminados com o vírus; e animais silvestres (roedores) infectados.
Os sintomas em geral incluem erupções cutâneas ou lesões na pele; linfonodos inchados (íngua); febre; dor de cabeça; dores no corpo; calafrios; e fraqueza.
O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da mpox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.
Caso você esteja com os sintomas compatíveis com a Mpox, procurare uma unidade básica de saúde imediatamente para adotar as medidas de prevenção.
Isabelle Garantizado para Portal Pontual, com informações da FVS- AM e Ministério da Saúde.