A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta segunda-feira (24/3), representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. O encontro, organizado pelo Confap, abordou parceria internacional entre as entidades. A reunião ocorreu na sede da Fapeam, no bairro de Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
Para a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, a interlocução via Confap para uma parceria internacional é importante porque fortalece a todas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e os estados, conjuntamente.
“As parcerias internacionais são importantes para que consigamos ampliar o escopo e a participação dos pesquisadores, extrapolando a esfera nacional. Hoje, nessa reunião, com a Universidade de Illinois, o Confap coordena a interlocução, o que é extremamente positivo porque alcança todas as FAPs do Brasil”, comentou Márcia Perales.
O vice-presidente do Confap, Marcel do Nascimento Botelho, destacou que o Conselho representa as 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), de cada um dos estados do Brasil, e que a reunião com a Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, é uma oportunidade que se abre para novas parcerias internacionais.
“Hoje ficou muito claro qual é o mecanismo que nós podemos usar e nos correlacionar com a universidade. Eles demonstraram interesse, conhecimento sobre o Brasil, principalmente para áreas como bioeconomia, mas também áreas precisas de apoio em saúde e em meio ambiente”, disse Marcel Botelho.
Segundo a diretora de internacionalização do Confap, Zaira Turchi, o objetivo da reunião foi conhecer o sistema de universidades do estado de Illinois, nos Estados Unidos. Zaira enfatiza que eles têm universidades e institutos qualificados em termos de ciência, tecnologia e inovação, e que buscam o diálogo com o Confap, para aumentar as cooperações que eles já têm com o Brasil.
“O Confap apresentou o leque muito grande de atividades internacionais que o Conselho opera com diferentes parceiros, com diferentes instrumentos e estabelecemos um diálogo para a assinatura de um memorando de entendimento, de colaboração, para que também, numa cooperação com as universidades do estado de Illinois, o Confap, no conjunto das suas fundações, possa também avançar”, acrescentou Zaira Turchi.
Na oportunidade, Zaira também parabenizou a Fapeam pela receptividade e pelo trabalho desenvolvido no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Amazonas, que consolida a pesquisa feita no estado e também no país.
O presidente da Universidade de Illinois (University of Illinois System), Timothy Killeen, destacou que o trabalho desenvolvido pelas três universidades no estado de Illinois conta com cem mil estudantes. Ele reforçou ainda que o encontro foi positivo e que avançam para um memorando de entendimento com o Confap para colaboração na Amazônia e com as FAPs.
“Estamos aqui para visitar esta FAP na Amazônia, por conta da importância central da colaboração daqui para a frente para gerenciar terras, a saúde humana e tomadas de decisão no futuro. Eu realmente acredito que o estado de Illinois, com localização centralizada nos Estados Unidos e no hemisfério norte, e a Amazônia centralizada no hemisfério sul, têm muito em que podemos trabalhar juntos. Estou muito animado com esta oportunidade”, disse Timothy Killeen.
Com informações da Fapeam.