A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos intensificam articulações na 4° Ocupa Brasília, nesta semana do Jornalista.
Com início na segunda-feira, 7/4, as atividades tiveram a participação direta de membros da atual diretoria da Fenaj e de representantes de vários sindicatos filiados. As entidades orientaram suas ações por cinco itens na pauta de luta da categoria: PEC do Diploma, Pejotização, Violência contra Jornalistas, Taxação das Big Techs e Piso Salarial Nacional.
Nesta terça-feira (8/4) a comitiva de sindicalistas brasileiros ligados à Fenaj, entre eles, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor/AM), por meio dos seus representantes, esteve presente no gabinete do deputado federal Sidney Leite (), também jornalista, onde discutiram sobre as pautas da categoria.
O deputado Sidney Leite recebeu, em comitiva, a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro (CE), reafirmando o compromisso com a valorização da categoria e com a luta pela aprovação da PEC 206/201, conhecida como a PEC do Diploma.
“Foi um encontro produtivo, no qual discutimos estratégias de mobilização no Congresso e a importância de sensibilizar os parlamentares sobre o impacto positivo da retomada da exigência do diploma para a qualidade da informação e o fortalecimento da democracia. Saí da reunião ainda mais convencido de que essa é uma causa urgente e essencial para o futuro do jornalismo no Brasil”, afirma o deputado.
O parlamentar declara que como jornalista e defensor da valorização da profissão, apoia integralmente a PEC 206/2012, que restabelece a obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo. A decisão do Supremo Tribunal Federal – STF de 2009, que retirou essa exigência, desconsiderou a complexidade e a responsabilidade social do trabalho jornalístico para a sociedade.
“A formação específica é essencial para garantir a qualidade da informação e o compromisso ético com a sociedade. Por isso, me somo à mobilização da FENAJ e de tantos colegas que lutam para que o jornalismo seja respeitado como uma profissão técnica, qualificada e fundamental para a democracia”, destacou o parlamentar.
Da redação para Portal Pontual.