Acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas(Cest/UEA) realizaram, no mês de abril, uma série de atividades nas escolas estaduais do município. O objetivo das ações foi promover a valorização, o respeito pelos povos indígenas da região com palestras, exposições e a participação de influenciadores indígenas.
A iniciativa, que envolveu diversos acadêmicos, ainda teve como objetivo dialogar com alunos da educação básica sobre a diversidade cultural dos povos indígenas que habitam a Amazônia, além de combater preconceitos e promover discussões interculturais. As atividades foram realizadas em parceria com escolas estaduais.
Durante as palestras, que aconteceram nas escolas, acadêmicos abordaram temas como direitos indígenas, tradições culturais e a importância da preservação ambiental. Influenciadores indígenas, pesquisadores, professores e ativistas compartilharam as experiências e perspectivas sobre a luta dos povos indígenas.
“A troca de experiências foi muito rica e oportunizou um novo olhar sobre os povos indígenas. Os alunos puderam ouvir diretamente de seus representantes, o que gerou um impacto profundo”, ressaltou o acadêmico de Pedagogia Leonardo Rabelo, indígena do povo Kokama.
As exposições, realizadas nas escolas, apresentaram artefatos culturais, vestimentas e trabalhos artísticos produzidos por indígenas da região. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os itens expostos, aprender sobre suas significações e entender a importância da cultura de cada povo.
“Foi incrível ver a curiosidade dos estudantes em relação aos costumes e tradições indígenas. Muitas vezes eles não têm acesso a esse conhecimento. E eventos como esse abrem portas para a reflexão e o respeito mútuo”, comentou Alexandra de Andrade, professora do curso de Pedagogia do Cestb/UEA.
Com informações da UEA.