O escritor Victor Leandro lançou “Rio das Cinzas”, uma narrativa que mergulha na crise climática e social que assola o Amazonas.
A obra expõe uma complexa organização de corrupção e destruição ambiental, repercutindo em uma das mais graves crises contemporâneas da região.
O autor, em seu mais novo lançamento, não hesita em desvendar um complô entre governo e um sindicato mafioso de garimpeiros que remete aos cartéis de drogas.
A narrativa ganha urgência com o retorno de Estevam, o protagonista, a Manaus. Em um cenário sufocado pela fumaça das queimadas, sua missão é resgatar vítimas da violência e do envenenamento causados pelo garimpo na Floresta Amazônica. A jornada é uma corrida contra o tempo, repleta de percalços e embates com capangas dispostos a matar.
“Rio das Cinzas” cria uma rica tapeçaria social, conectando os dramas subjetivos à esfera coletiva, demonstrando a retroalimentação entre o espaço individual e o contexto social. A obra se apresenta como uma leitura fundamental para todos aqueles interessados na literatura e na vida do Amazonas, por ser um retrato “triste, escandaloso e fundamental”.
Isabelle Garantizado para Portal Pontual, com informações do Portal Jornal Amazonas.