Nesse final de semana aconteceu o 58° Festival de Parintins, uma das maiores manifestações culturais do Brasil, realizado anualmente na ilha de Parintins, no Amazonas.
Durante as três noites, os bois Caprichoso e Garantido protagonizaram um espetáculo de cores, músicas, lendas, dança, tradição e muita arte amazônica no Bumbódromo, celebrando a identidade do povo amazônida.
O boi Caprichoso defendeu seu tetracampeonato com o tema ” É tempo de retomada”. Já o boi Garantido, em busca do seu 33° título, trouxe o tema ” Boi do povo, boi do povão”.
Carregado de uma grande exaltação da cultura popular, os dois bois trouxeram representações de resistência e identidade dos povos amazônidas, como lendas e divindades, de uma forma espetacular.
Na última noite, o Caprichoso apresentou a lenda de Waurãga e os Wauã-Kãkãnemas. Segundo os saberes ancestrais, Waurãga é a deusa e guardiã da mata, chamada de “mãe de todas as mães desta mata”. Quando o território é violado por grileiros, madeireiros ou garimpeiros, ela desperta com olhar de fúria e aciona os Kãkãnemas, espíritos da floresta que habitam os corpos dos animais e travam uma batalha invisível contra os invasores.
Já o Boi Garantido encerrou a terceira e última noite do Festival com o espetáculo “Garantido, o Boi do Brasil”. Além disso, a arena foi tomada pela presença encantada de Iara, a Deusa das Águas, Guardiã dos rios, igarapés e lagos. A encantada apareceu em forma híbrida, com cauda de peixe e corpo de mulher, para proteger os mananciais amazônicos daqueles que os ameaçam. A apresentação trouxe, também, outras divindades das águas, como Janaína, Mariana e Iemanjá, que vieram celebrar e fortalecer o poder feminino da natureza.
O campeão do festival
A apuração ocorre hoje, 30/06, às 14h no horário de Manaus onde 21 itens, equivalentes a quesitos, serão avaliados por dez jurados e assim será conhecido o grande campeão do festival.
Isabelle Garantizado para Portal Pontual.