O boi Garantido é o campeão da 58° edição do Festival Folclórico de Parintins.
Defendendo o tema “Boi do povo, boi do povão”, o boi vermelho e branco conquistou seu 33° título da história, depois de 5 anos sem vitórias.
Foram julgados 21 itens divididos em três blocos que compõem a apresentação completa de cada boi. Na soma das notas, o Bumbá campeão obteve 1.259,1 pontos, ou seja, um melhor desempenho nas 3 noites do festival.
Na edição desse ano, o festival aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de Junho. Durante as três noites os bois Garantido e Caprichoso disputaram com músicas, danças, lendas, tradições e muita representatividade. Vamos relembrar as apresentações do Bumbá campeão na arena do Bumbódromo:
1° noite do festival – “Ecoar das vozes da floresta”
O boi Garantido abriu a 1° noite de festival com uma apresentação onde destacou a diversidade dos povos da floresta, com a lenda “Tapyra’yawara” e o ritual indígena “Moyngo, A Iniciação Maragareum”.
2° noite do festival- ” Garantido, patrimônio do povo”
Na segunda noite, O boi trouxe o tema onde exaltou as matrizes populares, indígenas e afro-brasileiras, com ponto alto “Ritual Ajié”, com o pajé Adriano Paketá.
3° noite do festival- “Garantido, boi do Brasil”
Na terceira noite, a apresentação do Bumbá celebrou a diversidade cultural do país, homenageou o compositor Chico da Silva, marcou a despedida do tripa Denildo Piçanã e trouxe a lenda “A Deusa das Águas”, exaltando as diversas entidades femininas das lendas e tradições brasileiras.
Nas três noites, os vínculo com a galera vermelha mostrou porquê é conhecido como o boi do povo e o reforçou o tema trazido para a arena “boi do povo, boi do povão”.
Isabelle Garantizado para Portal Pontual.
Fotos: instagram do boi Garantido.