Manaus | 18 de maio, 2020 | Segunda-feira
O serviço de envio de notificações do Globoplay foi hackeado no último sábado (16), e enviou uma série de notificações que dariam a entender que a plataforma de streaming da Globo havia sido invadida.
Ao perceber o problema, a plataforma logo avisou seus clientes, via redes sociais, que não havia motivo para se preocuparem com seus dados pessoais, uma vez que apenas o sistema de “push” havia sido invadido.
O incidente se limitou a um sistema periférico e a uma única conta, já identificada e eliminada.
— globoplay (@globoplay) May 17, 2020
A comunicação da Globo confirmou que o sistema, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo no sábado.
“Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema.
Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados”, diz uma nota da empresa.
3 – Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha.
— globoplay (@globoplay) May 17, 2020
Em seguida, a plataforma afirma que irá trabalhar junto aos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes.