O novo Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza aponta que 79 pessoas com influenza tiveram o quadro clínico agravado.
Dentre esses pacientes, os jovens de 20 anos ou mais apresentaram 44% dos casos. Já idosos de 60 a 69 anos apresentaram o maior número de hospitalizações com 16% dos casos, e crianças de 1 a 4 anos apresentaram 15% dos casos.
O boletim lançado recentemente, atualiza o cenário da doença, compreendendo a análise dos últimos cinco meses, de outubro a março.

Esse período é considerado sazonal para vírus respiratórios no estado, incluindo o vírus da influenza.
A maioria dos pacientes residem em Manaus e, no período analisado, foram registrados 12 óbitos por SRAG por Influenza no Amazonas.
O secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, destacou que, por meio de articulação do Governo do Estado juntamente com Ministério da Saúde, o Amazonas recebeu as vacinas contra a influenza antes das outras regiões do Brasil.
Diante desse cenário, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça a campanha de vacinação contra a doença. Se o município estiver com as campanhas já disponíveis, é necessário que verifique o público-alvo e se vacine para evitar o agravamento dos casos.

Pacientes
Conforme o boletim, 58% dos pacientes apresentaram fatores de risco associados a Influenza. Os fatores de risco mais frequentes foram diabetes (38%), hispertensão (32%), pneumopatias (doenças que afetam os pulmões)(22%) e cardiopatas (20%).
Entre os sinais e sintomas observados entre os 79 indivíduos, destacam-se falta de ar (83%), febre (75%) e tosse (74%). Ainda foi observado o compromentimento respiratório evidenciado pelo raio-x em 20%.
Texto: da redação.
Fotos: divulgação.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.

