Uma pesquisa realizada pelo Programa Cidades Sustentáveis, com apoio do Projeto CITinova do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, apontou que o desmatamento da Floresta Amazônica tem impacto direto em cidades do país.
Igor Pantoja, coordenador do Instituto Cidades Sustentáveis, destaca que os entrevistados acreditam que o aumento da temperatura, poluição e prolongamento dos períodos mais secos estão relacionados ao desmatamento da floresta.
Ainda é possível analisar, de acordo com o estudo, que essa percepção é mais forte nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde 75% dos moradores reconhecem que alguns impactos em seus municípios foram causados pelo desmatamento.
Já na região Sudeste, 73% dos indivíduos dizem sentir os impactos do desmatamento, por conta dos centros urbanos.
Soluções
Quando os indivíduos são questionados sobre a relação entre consumo e o desmatamento da Amazônia, metade dos brasileiros afirmaram que deixariam de comprar produtos, como madeira, carner e soja, oriundos de áreas desmatadas.
Parceria
A diretora do projeto CITInova do MCTI, Marcela Aboim Raposo, enfatizou a importância da parceria com o programa Cidades Sustentáveis para a construção de uma agenda ambiental. O Programa tem sido um parceiro estratégico para capilarizar o conhecimento, mobilizar e engajar os mais diversos municípios do país.
Texto: da redação.
Fotos: divulgação.