A professora Dra. Francisca Keila Amoedo, do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA), realizou sua defesa de tese intitulada “Por uma pedagogia surda: narrativas de licenciandos surdos da área das Ciências Naturais-Química”.
A tese apresentou a analise das narrativas pedagógicas de licenciandos surdos da área das Ciências da Natureza, estabelecendo relações com os pressupostos da pedagogia surda.
A professora destacou que não é pertinente tratar licenciandos surdos como meros informantes de dados, já que eles têm experiências de vida que podem ajudar na produção de pesquisas realizadas em relação ao povo surdo.
Desenvolvimento da pesquisa
Essa pesquisa, com esse tema, é pioneira na região e contribui para ampliar o conhecimento sobre a inclusão de estudantes surdos na área das Ciências Naturais, especificamente na disciplina de Química.
Com os resultados obtidos por meio do estudo, espera-se a implementação de políticas educacionais mais inclusivas e acessíveis, que possam garantir que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades no ambiente acadêmico.
Durante a apresentação, foram destacados dados preliminares indicando que no Cesp/UEA há avanços no campo das políticas de inclusão de surdos, especialmente em cursos de licenciatura, demonstrando o compromisso da instituição em promover a igualdade e a diversidade no ensino superior.
Texto: da redação.
Fotos: divulgação.