O cientista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda e Adele Schwartz Benzaken, do Instituto Maria Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia), receberão, do governo do presidente Lula, uma medalha como honra, pois em 2021 os cientistas foram retirados da lista de condecorados com a Ordem Nacional do Mérito Científico.
Marcus Lacerda foi o primeiro cientista do mundo a apontar que a cloroquina era ineficiente no tratamento da Covid-19.
Já Adele Benzaken, foi retirada da lista por defender o tratamento e controle do HIV para toda a população.
Os dois cientistas estavam na lista de condecorados de 2019, mas o ex-presidente Jair Bolsonaro os retirou, o que provocou uma renúncia coletiva.
“É uma grande alegria poder depois disso tudo, toda dificuldade, ter o reconhecimento, não apenas do trabalho durante a pandemia, que ficou marcado na imprensa, mas também todo um trabalho que havia sido feito com a Ciência Amazonense. Então é uma honra muito grande e um prazer ver que nós estamos reconhecendo as instituições e as pessoas que trabalham em prol do povo brasileiro”, afirma Lacerda ao Portal Pontual.
A condecoração ocorrerá no dia 12/07 (terça-feira), às 10 horas em Brasília, durante a reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.
Texto: da redação, com informação do portal BNC Amazonas.
Fotos: divulgação.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.