Em Manaus aconteceu o evento IANAS Amazon Initiative- Science by and for the Amazon, onde foi buscado contribuições da comunidade científica do continente americano para a Cúpula dos Países Amazônicos.
O evento tem o intuito de apoiar o desenvolvimento de soluções sustentáveis para a Amazônia, baseadas na ciência e na educação.

A Carta de Manaus, produzida a partir dos debates realizados na capital amazonense, será apresentada no encontro dos ministros e chefes de Estado (Cúpula da Amazônia).
De acordo com Helena Nader, presidente da ABC, se não tiver uma rede de colaboração entre os países amazônicos e uma equidade com os povos que habitam a região, nada irá acontecer.

Além disso, ela ressalta que os benefícios de manter a floresta conservada precisam chegar aos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas da região.
Já para o pesquisador do Inpa, Adalberto Val, a ciência e tecnologia (C&T); e capacitação de pessoas, são condições essenciais para ter um desenvolvimento sustentável da Amazônia, entendido por ele como processos que conservam o ambiente, mas também viabilizam a inclusão e a geração de renda na região.

Para que esses processos sejam realizados, é necessário que ocorra o aumento de investimentos em C&T na Amazônia.
Durante o encontro, a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Márcia Barbosa, adiantou que na Cúpula da Amazônia será anunciada a criação de um projeto pró-Amazônia.
Na mesa de abertura participaram Márcia Perales, diretora da Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Braulio Dias do Ministério do Meio Amabiente (MMA), Maria Alexandra López da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Karen Strier (Ianas), Helena Nader (ABC/Ianas), Marcia Barbosa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI/ABC), Antonio Ricarte (Itamaraty), Virgilio Almeida (ABC), Marcos Cortesão (ABC) e a pesquisadora Marina Anciães, que representou a diretora do Inpa, Antonia Franco.

Texto: da redação, com informações do Inpa.
Fotos: divulgação.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.

