Uma pesquisa que analisa as relações comunicacionais de povos e grupos em situação de minoria e vulnerabilidade social com o meio digital, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), está sendo desenvolvida no Estado.
Marina Magalhães de Morais, coordenadora da pesquisa e doutora em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus Parintins, explica que o projeto foi responsável por congressos internacionais, lançamento de dois livros, além de atividades de campo nas comunidades ribeirinhas do Baixo Amazonas.
Intitulado como ” Cidadania Digital”, o projeto tem como atividades de análise as oficinas nos territórios, que investigam as concepções acerca da relação das comunidades com as tecnologias digitais na região.
Além disso, juntamente com as comunidades, as oficinas produzem novos saberes e produtos midiáticos em colaboração com as tecnologias. Logo depois, ocorre a fase de divulgação para a sociedade dos materiais midiáticos e acadêmicos.
A pesquisa, que ainda está em andamento, se encontra nos dois últimos estágios do projeto, na fase de processamento e análise dos dados.
Os materiais produzidos a partir do projeto estão sendo difundidos nas redes sociais do projeto (@procidig) e no site do Projeto Cidadania Digital (https://projetocidadaniadigital.com.br/), que está em fase de construção e será lançado no próximo mês de novembro.
Texto: da redação, com informações da Fapeam.
Fotos: Sebastião Nascimento e Marcelo Rodrigo.