A partir do mês de novembro, três pontos de conectividade, que possuem geração de energia, receberão a instalação dos equipamentos Starlink, que permitirá um acesso mais rápido e confiável aos serviços de telessaúde.
Esse reforço vai beneficiar os moradores das comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Terra Preta, localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro; e a comunidade Betel, localizada na RDS do Lago do Piranha.
Vale ressaltar que essas comunidades já recebem atendimentos via telessaúde, nas especialidades de enfermagem e psicologia.
Até setembro de 2023, o projeto realizou um total de 219 teleatendimentos nas três comunidades.
O Portal Pontual O Portal Pontual lembra que o atendimento via telessaúde só é possível graças aos pontos de conetictividade instalados nas comunidades pela FAS e pela Embaixada da França.
Com isso, a adoção do Starlink trará uma série de vantagens técnicas que vão qualificar ainda mais o atendimento em sáude à distância nessas comunidades ribeirinhas.
Para alcançar a todos os necessitados de atendimento, o projeto de telessaúde tem apoio de agentes comunitários de saúde (ACS) que fazem uma busca dentro das comunidades. A partir disso, as demandas dos moradores são passadas à equipe do telessaúde, que faz o acolhimento e a triagem do paciente. Em seguida, o paciente é encaminhado para o teleatedimento, onde realiza a consulta com o profissional de saúde.
A FAS trabalha com as secretarias municipais de saúde de cada ponto para que elas ofertem os profissionais para o atendimento e para prover exames clínicos conforme as necessidades dos moradores das comunidades.
Texto: da redação, com informações da FAS.
Fotos: divulgação