A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), diminuiu o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento do câncer.
Antes o tempo de espera eram de 14 meses, agora diminuiu para 4 meses de espera, aumentando as chances de cura, principalmente das mulheres que buscam a Fundação.
A diminuição do tempo ocorreu com a transferência das biópsias da FCecon para o Serviço Municipal de Referência para o Diagnóstico de Câncer de Mama (SDM) da Prefeitura de Manaus.
De acordo com o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, cerca de 400 biópsias de mama eram realizadas, anualmente. A mudança realizada em fevereiro de 2022 possibilitou a melhoria no fluxo de atendimento das mulheres, no trabalho do médico patologista e na rapidez para o resultado de exames.
O diretor ainda destacou que a concentração da realização das biópsias de mama na unidade hospitalar era um erro histórico, o qual foi corrigido durante o governo Wilson Lima.
Ele explica que o hospital é especializado no tratamento de câncer e não voltado ao diagnóstico dele.
Texto: da redação, com informações do FCecon.
Fotos: Laís Pompeu/FCecon e Alex Pazuello/Secom.