No dia 23 de novembro das 8h às 17h ocorrerá o evento ” Conscientização da comunidade de piscicultores da área periurbana de Manaus na prevenção da malária”, sediado na Escola Municipal João Paulo II.
Essa atividade visa conscientizar a comunidade de piscicultores, da comunidade periurbana de Manaus, na prevenção da malária.
Com isso serão feitas palestras sobre a doença, o seu vetor, métodos de controle e prevenção, além de uma exposição do ciclo biológico do vetor da Malária.
Rosemary Aparecida Roque, coordenadora do evento e doutora em ciências biológicas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), afirma que essa ação visa contribuir para a formação de multiplicadores dos métodos de prevenção da malária na comunidade do Puraquequara, bem como estimular a adoção de medidas de proteção individual e coletiva.
Com isso, o evento é destinado aos alunos do Ensino Fundamental I e II, professores e demais funcionários da escola municipal. A estimativa de participação é de 310 alunos.
Durante os dias 14 a 22/11, ocorreu a primeira fase do evento, que mapeou os criadouros naturais do mosquito An. darlingi, principal vetor da malária no Brasil.
Já no Puraquequara, além do mapeamento, foi feita a aplicação de questionário aos moradores, com o objetivo de avaliar o conhecimento dos moradores sobre a doença, o vetor, e as prevenções.
Apoio
O evento conta com apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Além disso, conta com amparo do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I.
Da redação com informações da Fapeam.
Fotos: divulgação.