A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), através da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), está oferecendo tratamentos especializados para cânceres ósseos e musculares com uma equipe excelente e especializada.
As cirurgias ortopédicas são procedimentos que variam entre pequeno, médio e grande porte, envolvendo colocações de próteses, ressecção de tumores e amputações.
O diagnóstico precoce da doença é a melhor forma de prevenção para os cânceres ósseos e musculares, seguido do tratamento quimioterápico, cirurgias e radioterapia. Vale ressaltar que de janeiro a outubro de 2023, a instituição realizou 173 cirurgias ortopédicas.
Segundo o médico ortopedista e traumatologista da FCecon, Rodrigo Polo, existem mais de 30 tipos de tumores ósseos e musculares, variando entre benignos e malignos. A maioria, segundo ele, é benigno, sendo classificados como latentes, ativos e agresssivo.
Uma diferença desse câncer para os outros tipos, é que ele pode ser diagnosticados em qualquer fase da vida. O ortopedista alerta que não há uma faixa etária específica para o diagnóstico, como o câncer de mama ou de próstata.
Diagnóstico
Geralmente os principais sintomas dos tumores ósseos são a dor e o aumento de volume local.
Tumores localizados nos joelhos, por exemplo, podem dar sintomas precoces, pois o joelho é uma articulação bastante usada e fácil de ser examinada.
Entretanto, não se deve confundir essas dores com as causadas por contusão ou entorse. Por isso, é necessário o exame de raio-X, e caso ocorra dúvidas ou suspeitas para lesão tumoral, exames mais aprofundados como tomografia ou ressonância.
Logo descoberto a doença, o médico afirma que o tratamento para os tumores ósseos primários é a quimioterapia, cirurgia e radioterapia.
Em caso de tumores que se espalharam pelo corpo, o paciente terá o tratamento adequado para o tumor primário e os secundários identificados.
Da redação, com informações da FCecon.
Fotos: divulgação.