O Projeto Amazônia Solidária – Mais Vacina, Mais Saúde, desenvolvido pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Fiocruz Amazônia, desenvolveu junto com as comunidades quilombolas, ribeirinhas e migrantes de diferentes territórios dos Estados do Amazonas e Acre produtos de comunicação resultantes das oficinas de educação e comunicação em saúde.
Um desses produtos foi uma série de 11 podcasts feitos pelas próprias comunidades, nove dos quais passam a ser disponibilizados no Canal do ILMD/Fiocruz Amazônia no You Tube.
A série, intitulada Mais Vacina Mais Saúde, realizou diversas entrevistas em comunidades, além de conversas em estúdio, gerando episódios que, a partir de agora, podem ser conferidos na página da Fiocruz Amazônia, abordando os desafios da Atenção Básica nos territórios, os prejuízos causados pelas fakenews e a importância da vacinação.
O projeto, executado ao longo de 2023, realizou também a entrega de produtos de comunicação resultantes das oficinas nas comunidades, junto às equipes de Saúde da Família dos municípios – no total, 17 municípios nos estados do Amazonas e Acre estiveram envolvidos.
As comunidades receberam kits contendo peças como bingos, folderes, cartilhas sobre vacinação, jogo da memória, cartazes, entre outros. Os podcasts também foram divulgados nas comunidades por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp, utilizado com frequência nas localidades que dispõem de antenas de operadoras de celular.
Os podcasts revelam ainda os desafios enfrentados pelos comunitários para desenvolver essas produções e o que se buscou através delas.
A jornalista e educomunicadora Eneida Marques, consultora em Comunicação do Amazônia Solidária, explica que as estratégias de participação social e metodologias de educação popular em saúde, utilizadas no projeto, fizeram a diferença, do ponto de vista dos resultados, com os produtos de comunicação criados e executados pelas comunidades, durante as oficinas, num processo de construção coletiva.
O podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização, e costuma abordar um assunto específico para construir uma audiência fiel.
O projeto contou com o apoio do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e do Acre (Cosems-AC).
Com informações da Fiocruz AM.
Foto: divulgação/ Julio Pedrosa.