Dialogar sobre equidade na saúde foi o objetivo do primeiro “Seminário PET-SAÚDE EQUI-DELAS: Diálogos sobre a equidade de gênero raça etnia e interseccionalidades no mundo do trabalho e educação das trabalhadoras e futuras trabalhadoras do SUS na Amazônia”, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de maio de forma híbrida, no Auditório Eulálio Chaves da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus.
O seminário teve como lema “Equidelas: Equidade que transforma, união que fortalece”, e tinha a intenção de realizar diálogos sobre equidade de gênero, sexualidade, etarismo, capacitismo, como enfrentar todo e qualquer tipo de violência, e outras formas de discriminação no âmbito do trabalho em saúde no SUS.
Com a estimativa de 300 participantes, o evento foi destinado a estudantes, professores, gestores das instituições de ensino, profissionais, gestores do SUS, pesquisadores e extensionistas.
A programação contou com um debate sobre interseccionalidade na integração ensino-serviço, racismo estrutural, racismo ambiental, oficinas educacionais, apresentação de trabalhos em banners e apresentações artísticas.
Da Redação para Portal Pontual, com informações da Fapeam.
Foto: Pet Saúde Ufam.