Amazonas Conteúdo & Informação Pesquisa & Publicações

Ciência | Boto-vermelho entra para lista de “em perigo de extinção” da IUCN

Manaus | 16 de Dezembro de 2018 (Domingo)


Um dos animais mais importantes do folclore amazônico, o boto-vermelho, está há dois passos para entrar para a classificação de “extinto” na lista vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

A lista foi divulgada em novembro deste ano, e para conseguir os dados para classificar os golfinhos da região amazônica, foi necessário o auxilio dos dados de pesquisa do Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), coordenado pela pesquisadora Vera da Silva. Além de outros institutos de pesquisa do Brasil e do Mundo.

Além do boto, o tucuxi também pode entrar para a lista vermelha, apesar do mesmo constar na lista da IUCN como “dados insuficientes”, a pesquisadora explica que as mesmas condições que o boto vive também são para o tucuxi, sendo de grande preocupação para essas espécies.

“Ambas espécies sofrem com a captura direta, a captura acidental, tem as represas que fragmentam as populações, e também a poluição dos rios, sabemos que nosso rios possuem poluentes como o mercúrio, entre outros, então tudo isso levou a está classificação na lista vermelha”, explicou.

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia engloba o Projeto Boto e o Projeto Peixe-boi que é executado pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), em parceria com o Inpa, e recebe apoio financeiro da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Foto: Inpa/AscomAmpa.

Fonte: Inpa/AscomAmpa.

Redação por Ana Flávia Oliveira.